MÓVEIS SOB MEDIDA PARA RESIDENCIAS E COMERCIAIS.email movart2008@hotmail.com fone 44-35221634- Paraná.Orçamentos, de preferência nos envie o projeto,por favor.

FAÇA SUA PESQUISA NO GOOGLE AQUÍ.

Pesquisa personalizada

Pesquisar este blog

Sobre a Fórmica

25/02/2008

Como foi inventado o laminado decorativo de alta pressão?

O substrato fenólico, que compõe o laminado decorativo de alta pressão, foi inventado para ser usado como placa isolante elétrica para substituir a mica, e foi muito utilizado na 1ª Guerra Mundial. Com o término da guerra, no mesmo período, foi desenvolvida a resina melamínica, que é responsável por manter fiel a tonalidade do papel colorido utilizado na superfície do laminado. A união desta resina com o substrato fenólico resultou no laminado de alta pressão.

A composição do laminado, que pode ter uma ou ambas as faces decorativas, baseia-se na impregnação de camadas sucessivas de materiais celulósicos (papel) com resinas termoestáveis (resinas melamínicas e fenólicas), formando um conjunto que será prensado por meio de calor e alta pressão.

Por ser aplicado no lugar onde era usada a mica, em inglês era chamado de "for mica". Em 1913 foi patenteado o produto e registrada a marca Formica, pelo engenheiro Daniel J. O'''' Conor e seu amigo Helbert A. Faber.


A Formica no Brasil
A Formiline, detentora da marca Formica e pertencente ao Grupo Formitex, é a maior produtora de laminados decorativos de alta pressão da América do Sul.

Há mais de 40 anos, a Formica está presente na vida dos brasileiros. Com pesquisas realizadas anualmente com designers e engenheiros, novos produtos são desenvolvidos para atender as necessidades da indústria moveleira, da construção civil e dos arquitetos, decoradores e marceneiros. Ao mesmo tempo, a criação destes produtos agrada muito o usuário final, pelo bom gosto, ótimo acabamento, resistência e riqueza de padrões.

Garantir os produtos que fabrica é a maneira encontrada pela Formica para manter a liderança no mercado. Todos os produtos obedecem as principais normas de certificação, seguindo rígidos critérios de qualidade. É essa política que transformou o nome Formica em sinônimo de laminados decorativos no Brasil.


A Marca Formica
Conhecido popularmente em todo o mundo como Formica, o Laminado Decorativo de Alta Pressão ganhou na verdade um sinônimo. O marceneiro, o consumidor final e até mesmo o arquiteto referem-se ao laminado e similares como Formica.

Qualidade, resistência, excelente acabamento, riqueza de padrões e um exclusivo design são algumas das características que fizeram a marca Formica tornar-se sinônimo do produto.

Outra marca registrada da Formica é ser uma indústria inovadora que acompanha as influências do design e das tendências de decoração em todo o mundo e as incorpora em toda sua linha de produtos: laminado para piso e parede, laminado decorativo de alta pressão, Formica estrutural, entre outros, oferecendo ao consumidor a liberdade de abusar da sua criatividade


Arquivo

Seguidores

Clima tempo